sábado, 27 de agosto de 2016

Crie o seu próprio cabo USB OTG para Android e windows Como Fazer um cabo OTG

…ligue os seus dispositivos USB (ex. rato, teclado, disco externo) ao Android e windows
Das muitas conversas que já tive sobre smartphones, tablets e desktops, a reflexão bate sempre num ponto fulcral… o da produtividade! Os dispositivos móveis (na sua maioria) permitem por um lado a mobilidade, rápido acesso ao e-mail, redes sociais, uma vertente de gaming, etc, etc…mas não substituem na totalidade o Desktop/Portátil…porque talvez lhes falta um rato e um teclado e obviamente algumas aplicações que ainda estão apenas disponíveis para PC.  Relativamente ao rato, teclado e outros dispositivos USB, é sabido que a grande parte dos smartphones/tablets atuais suportam USB OTG (On-The-Go), permitindo assim ligar qualquer dispositivo USB a esses equipamentos. Hoje vamos aprender como podem criar o vosso próprio cabo USB OTG.


Objectivo: Um adaptador Host/OTG serve para ligar aos smartphones/tablets, aoss mais diversos dispositivos periféricos (HUB USB, teclado, rato, pens USB, modems USB, …).
O utilizador poderá optar por comprar um adaptador deste tipo ou então transformar, um cabo normal, que cada dispositivo traz de fabrica (mini/micro USB – USB), num adaptador Host/OTG. De referir que o SO deve suportar USB OTG. Vamos então à prática:
Como criar o o seu próprio cabo USB OTG para Android?
Passo 1 – O nosso cabo tem a ficha mini/micro USB, a qual  vamos abrir (com cuidado!).  De referir que a ficha USB normal não sofrerá qualquer alterações:

 Passo 2 – Podemos observar que a ficha MicroUSB aberta tem cinco pinos, mas apenas quatro estão ligados.
  • Pino 1: VCC
  • Pino 2: Dados
  • Pino 3: Dados
  • Pino 4:  Não LIGADO
  • Pino 5: Terra


 Aquilo que é necessário fazer é juntar o quarto e quinto pino, como mostra o esquema seguinte. Não se esqueçam de isolar bem os contatos.
  
Passo 3 – (Opcional) O passo seguinte (é opcional pois é mais fácil arranjar simplesmente um adaptador para transformar uma ficha USB Tipo A Macho numa ficha USB Tipo A fêmea…no entanto fica a ideia…) é arranjar, por exemplo uma motherboard avariada que tenha uma ficha dupla de USB (fêmea) a funcionar. Convém tirarmos esta ficha sem grandes estragos.

 Nela vamos ligar a ficha normal USB (macho) do nosso cabo e, também ao lado, o dispositivo desejado. Para isso temos de juntar em paralelo os pinos desta ficha – 1 com 1, 2 com 2, 3 com 3 e 4 com 4.


E, finalmente temos o cabo  On-The-Go pronto!!!





otg_07


Quando ligamos ao equipamento Android um outros dispositivo USB via cabo OTG , podemos confirmar em Definições > Armazenamento se o dispositivo foi  reconhecido. Exemplo da ligação de um disco externo de 350 GB.
 Esperamos que este pequeno tutorial vos seja útil (no caso de não pretenderem adquirir um cabo OTG já feito) e em caso de duvida ou sugestões aproveitem os comentários para os fazer. Por fim resta-me agradecer ao Dmytro Temchuk  a ideia e a disponibilização de imagens e esquema de ligações para a produção deste artigo.
Qualquer Dúvida deixe nos comentarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog